Conéctate Aprende Finanzas

Aviso de redirección

Estás siendo redirigido a la plataforma Enko donde podrás acceder a recursos 100% gratuitos para impulsar tu negocio. Esta es una colaboración de Visa y Mujeres ConnectAmericas.
Desarrollo del E-commerce en una economía global

El comercio electrónico es parte del día a día de las medianas y las grandes empresas. En esto una Micro y Pequeña empresa, no puede quedarse rezagada y pasar desapercibida esta oportunidad de poder mercar sus productos a servicios a través de las diferentes plataformas virtuales que existen.

Comparte este artículo

Publicado por ConnectAmericas

Main Image

Por: Elmer Osorio

Através da história, o ser humano tem comprado e vendido produtos ou serviços entre seus pares. Desde a troca até a moeda física, hoje nos encontramos em transações virtuais, seja por meio de um cartão de crédito ou moeda digital.

O comércio eletrônico faz parte do cotidiano de médias e grandes empresas. Nesse contexto, uma micro e pequena empresa não pode ficar para trás e deve aproveitar a oportunidade de comercializar seus produtos ou serviços por meio das diversas plataformas virtuais disponíveis.

 

Primeiros passos: 

 

  1. Crie seu e-mail: Existem muitas plataformas onde se pode hospedar um site. Entre as recomendadas, estão aquelas em que criar um e-mail institucional seria ideal. Se não for o caso, comece com o básico, dando vida ao nome do seu negócio.
  2. Crie seu site: Um site para o seu negócio é prioritário nos dias de hoje, a ponto de as empresas ou instituições sempre estarem atentas a empreendedores ou empresas que, ao começar, criam seu próprio site. Se isso não for possível, pode ser criado a partir de instituições que oferecem hospedagem gratuita, com uma quantidade mínima de espaço para atender às necessidades iniciais do negócio, seja um serviço ou um produto.
  3. Use as redes sociais: As redes sociais nunca foram tão úteis quanto hoje, aquelas usadas para gerar tráfego virtual e criar uma loja virtual sem custos elevados. É importante criar uma página de fãs no Facebook e fazer seu próprio marketing, colocando imagens do seu produto em páginas relacionadas. No início, com a ajuda do telefone celular e sua câmera, é possível tirar fotos muito boas e enviá-las para diferentes redes para divulgar o produto.

 

Depois de considerar o início do comércio eletrônico e sua área de atuação, é preciso destacar que os benefícios do comércio eletrônico não se limitam ao mero aumento das vendas, mas há uma infinidade de benefícios derivados da implementação de uma estratégia de comércio eletrônico na organização: 

  • Redução e otimização de recursos de back office: Ou seja, tudo o que não está voltado para o cliente. Por meio de um sistema de comércio eletrônico, menos tempo é dedicado a tarefas administrativas, a utilização de documentos é reduzida, há uma maior precisão e redução de erros derivados da menor entrada de dados, e é possível automatizar o controle financeiro e contábil.
  • Maior conhecimento do cliente final: Especialmente nos processos B2C, as empresas que desenvolvem um canal de venda online alcançam um conhecimento elevado de seus clientes, ao utilizar técnicas de análise da web que permitem dissecar o comportamento e as atividades dos usuários do canal online de maneira muito mais precisa do que nos canais de venda tradicionais.
  • Melhoria dos processos logísticos: Melhor controle do movimento de mercadorias, rapidez na confirmação de ofertas e pedidos, otimização da gestão de estoques, redução de tempos na transmissão de informações entre o fornecedor e o cliente, etc.
  • Repercussão estratégica: Melhora da imagem e do serviço ao cliente, possibilidade de responder mais rapidamente às necessidades do mercado e cria uma vantagem competitiva em relação às organizações concorrentes que não têm um sistema de comércio eletrônico implementado.
  • Benefícios financeiros: A venda online geralmente envolve pagamento à vista para a empresa, o que representa uma vantagem financeira em comparação com os métodos tradicionais de pagamento offline, tradicionalmente ligados a prazos de pagamento não inferiores a 30 dias.
  • Aspectos organizacionais: Melhoria da qualidade, integração e facilidade de acesso à informação para a tomada de decisões, aumento da disciplina interna na formalização dos processos e implementação de novas metodologias, como a automação de fluxos de trabalho.

Finalmente, seja o canal online um complemento do canal tradicional na estratégia ou a única maneira de a empresa oferecer seus produtos e serviços, a Internet é o meio ideal para testar produtos, analisar a aceitação de bens e serviços locais em mercados internacionais, realizar estudos de mercado e uma infinidade de atividades que permitirão aos profissionais das áreas comerciais e de marketing tomar decisões mais apropriadas para a realidade dos países para os quais a empresa direcionará sua estratégia internacional.

 

Modalidades de comércio eletrônico:

  • Empresa - Empresa (Business to Business ou B2B): Qualquer troca que ocorra entre duas organizações. Esse tipo de comércio eletrônico fornece novos canais de comunicação, troca de informações, seleção de informações e facilita a implementação de estratégias de cooperação, além de mecanismos transacionais para a conclusão da transação em um ambiente 100% online.
  • Empresa - Consumidor final ou B2C: Troca de informações, bens ou serviços entre uma organização e seus públicos externos (clientes, clientes em potencial, funcionários, acionistas, etc.).
  • Empresa - Administração ou B2A: Relação por meio de redes de telecomunicações entre uma organização e as Administrações Públicas. O desenvolvimento dessa modalidade pode levar à adoção obrigatória de sistemas de comércio eletrônico (por exemplo, pela obrigação de prestar serviços puramente online ou de faturar eletronicamente).
  • Cidadão - Administração (Citizen to Government ou C2G): Relação entre cidadãos e Administrações Públicas por meio de redes de telecomunicações para obtenção de informações, acesso a serviços, pagamento de impostos, realização de notificações, etc.

 Quais valores o consumidor online demanda?

  • Proximidade: Consumidores online preferem fazer compras racionais e inteligentes, mas também mais responsáveis, por isso optam por marcas transparentes e acessíveis.
  • Experiência: O consumidor enfrenta apenas os produtos, então seu nível de exigência será muito maior do que em uma loja física, exigindo um nível de atendimento ao cliente maior do que nos canais físicos.
  • Acessibilidade: Formato 24x7, querem comprar a qualquer hora e de qualquer lugar.
  • Mobilidade: O uso crescente de dispositivos móveis obriga as empresas a adaptarem seus canais de venda online aos novos formatos de navegação móvel.
  • Fidelização: Seus clientes podem se tornar seus melhores comerciais, por isso exigem um tratamento exclusivo e personalizado. Recompense-os com ofertas, promoções, descontos... seja criativo. A Internet é um meio especialmente "infiel", com a concorrência a apenas um clique de distância e a generalização de modelos de comparação de preços para um determinado setor (seguros, viagens, hotéis, etc.).
  • Simplicidade: Otimize o processo de compra o máximo possível. Não perca vendas em processos de compra complexos.
  • Ubiquidade: Eles podem estar consumindo outros meios de comunicação.
  • Social: Consumidores moldam a nova forma de comunicação boca a boca por meio das redes sociais. A influência das recomendações aumentará ou diminuirá suas vendas.

Toda atividade realizada nas redes sociais tem um "plus" de viralidade que ajudará tanto a aumentar suas vendas quanto o reconhecimento de sua marca. No entanto, diante do crescimento do comércio eletrônico, as principais objeções à compra online vêm de uma sensação de insegurança pelo fato de não poder ver, tocar, sentir o produto e não ter alguém para contatar em caso de conflito, além de aspectos relacionados à percepção de falta de segurança do meio online.

Comparte este artículo

PALABRAS CLAVE

{{'LOADING_COMMENTS' | translate}}...
{{'NO_COMMENTS_YET' | translate}}
{{'TO_POST_A_COMMENT' | translate}}

Otros usuarios también vieron


Cargando...

Inicia sesión en ConnectAmericas

Al crear una cuenta en ConnectAmericas, aceptas
las Políticas de Privacidad y los Términos y Condiciones

Enter the e-mail you used when you registered for ConnectAmericas to create a new password