Nos dias 9 e 10 de maio, o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e em parceria com o Agroplus UFV, participou do seminário "Minas Coffee: a riqueza dos sabores mineiros para o mundo", realizado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata.
O evento abordou temas cruciais, como o comércio exterior de Minas Gerais, as oportunidades oferecidas pelo Certifica Minas - Café, o Selo Verde e as iniciativas de agroturismo na região. Foram discutidos também os desafios e oportunidades no mercado global de cafés. Adicionalmente, o objetivo do seminário foi introduzir a política de comércio exterior de Minas Gerais, bem como destacar a plataforma de negócios internacionais - Minas Business Connection.
O seminário contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Universidade Federal de Viçosa, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA, do IEF, da EMATER, do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, da Prefeitura Municipal de Araponga, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - ABIOVE e da Universidade Aix Marseille.
O evento teve como público-alvo os pequenos e médios produtores de café do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Esses produtores integram um vasto potencial de crescimento nas exportações do café gourmet e café especial de Minas Gerais, reconhecidos internacionalmente por sua qualidade excepcional.
Além disso, o Minas Coffee contou com a presença da Dra. Anne Rollet, da Universidade Aix Marseille, que compartilhou insights sobre oportunidades no mercado internacional e estratégias para agregar valor ao café. Houve também uma oficina sobre logística de exportação, realizada pela Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, visando capacitar os produtores e impulsionar o desenvolvimento das exportações.
O café continua sendo uma peça fundamental no comércio exterior de Minas Gerais, sendo o estado brasileiro líder nas exportações desse produto, contribuindo com 75,4% das exportações nacionais em 2023. No entanto, a crescente demanda dos mercados internacionais por café mineiro de alta qualidade ressalta a importância de iniciativas voltadas para a capacitação dos pequenos e médios produtores. Essas iniciativas refletem o compromisso do Governo de Minas em promover o comércio exterior do estado e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Follow Us